domingo, 20 de dezembro de 2015

Anarquistas graças a Deus – Zélia Gattai

Filha de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no início do século XX, a escritora Zélia Gattai resolveu transformar em livro os “causos” que envolveram a saga dos Gattai em busca de uma sociedade sem propriedade privada, sem religião e sem governo. O resultado é a saborosa narrativa, misto de romance e autobiografia, Anarquistas graças a Deus, publicado em 1979 e transformado em minissérie pela TV Globo em 1984.
Ernesto, o pai anarquista, e Angelina, a mãe dona-de-casa que nunca aprendeu direito o português, mas que adorava fazer uma “fezinha” no jogo do bicho a partir das interpretações dos sonhos de todo mundo, se estabeleceram na Consolação, onde tinham uma oficina mecânica. Na narrativa, Zélia conta as travessuras de crianças ao lado dos irmãos mais velhos, Remo, Vanda Vera e Tito, a empregada Maria Negra e os colegas de infância.
Alternando com os “causos” domésticos, Zélia retrata uma São Paulo dos anos 20, onde os bondes e os cavalos ainda predominavam como meios de transporte. Nos conta também fatos históricos vivenciados pela autora, como a Revolução Tenentista de 1924. Com uma narrativa saborosa e, até certo ponto, poética, Zélia Gattai nos dá uma panorama histórico da São Paulo que começava a se transformar na metrópole de hoje, como também nos mostra o quanto de romantismo político havia nos imigrantes que chegavam da Europa em busca de uma vida melhor.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário