quinta-feira, 23 de julho de 2015

Eu queria um livro... – Leandro Müller (Org.)



O escritor Leandro Müller resolveu reunir os contos escritos por quem está mais acostumado a vender livros do que escrevê-los: os livreiros da livraria Travessa, uma das mais charmosas e tradicionais livrarias do Rio de Janeiro. O resultado é o livro Eu queria um livro..., cujo título original seria Eu queria um livro...mas não lembro  título, esqueci o autor, e não sei qual a editora. Prefaciado por Rubem Fonseca, podemos afirmar que o livro possui contos dignos desse nome e historietas que não valem a pena perder tempo lendo-as.
Não custa lembrar que as narrativas giram em torno do livro, de quem os escreve e do ambiente de uma livraria. Logo de cara, me deparei com três contos do organizador da obra, Leandro Müller, O homem que escreveu o cachorrinho riu, O cachorrinho riu (por Arturo bandini) e Posfácio a “O cachorrinho riu”, de Arturo Bandini. A coincidência é que, ao mesmo tempo em que estava lendo os contos de Leandro Müller, também lia Pergunte ao pó, de John Fante, cujo protagonista é Arturo Bandini, autor do fictício conto “O cachorrinho riu”.
Destaque positivo para um dos contos do livreiro Leonardo Marona, A curta linha da vida, que narra a vida desregrada de um escritor de pouco (ou nenhum) sucesso em meio à hipocrisia do mundo literário. Logo após vem Siameses, de Roberto Pedretti, onde dois escritores de perfis opostos tentam descobrir o segredo que os levou a escrever o mesmíssimo texto. Interessantíssimo o conto do livreiro Luciano Rossato, Mediação, que mostra que a relação entre o leitor e o livro é semelhante à de dois humanos, onde ambos se pertencem e se completam.
O despretensioso, mas saboroso Você já foi à livraria?, de Júlio Simões, retrata cenas do cotidiano de uma livraria, algumas fantasiosas, outras perfeitamente factíveis. Em suma, a despeito de uns contos muito fracos e superficiais, o balanço é positivo e é possível encontrar bons escritores entre quem vive de vender o que os outros escrevem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário