sábado, 2 de janeiro de 2010

Um pra mim, um pra mim e um pra tu

O ano é novo. Mas a capacidade do Governo Lula de dá tiro no pé é velha. A moda agora é reiventar a Lei da Anistia, de 1979, que perdoou todos os crimes praticados durante a Ditadura Militar. Crimes praticados por agentes do Estado e por militantes de esquerda. O problema começou com a publicação de um decreto, proposto pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos e assinado pelo presidente Lula, que propõe a criação da "Comissão Nacional da Verdade". Essa comissão investigaria as violações dos direitos humanos ocorridos durante a ditadura. Os comandantes militares e o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, estrilaram. Para eles, isso pode representar uma revisão da Lei da Anistia, de 1979, no que eles tem toda a razão. Reclamaram também que o decreto não inclui as investigações dos excessos praticados pelos grupos da esquerda armada, no que eles também tem toda a razão.
A maioria dos países da América Latina viveram períodos em que as Forças Armadas tomaram o poder atrvés de golpes. Vivíamos a Guerra Fria, um momento em que a esquerda realmente acreditava que o socialismo era viável e a direita acreditava que os socialistas e comunistas representavam uma ameaça política. O tempo mostrou que os dois estavam errados!! Ao fim desse período, em alguns países promoveu-se uma verdadeira caça às bruxas, com a prisão de antigos opressores. Aqui no Brasil, optou-se por uma Lei de Anistia(1979), cujo objetivo era pôr uma pedra nos crimes praticados por ambos os lados durante o período de 1964-1979. Naquele momento foi a melhor medida a ser tomada, uma vez que os civis ainda não tinha força política para manter os militares nos quartéis.
Com esse decreto, a secretaria de Direitos Humanos abre feridas que em nada contribui para a democratização do país, ao contrário do que afirmou a Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o titular da pasta, Paulo Vanuchi, e mostra o quanto a esquerda, independente da nacionalidade, é maniqueísta, arrogante e revanchista. A esquerda acredita que o bem e o mal está presente em tudo, inclusive no espectro político. Claro que ela representa o bem. O nome da dita comissão, "Comissão Nacional da Verdade", mostra o quanto os esquerdistas são arrogantes, se achando os detentores únicos da verdade. Com relação ao revanchismo, o decreto fala por si. Rever a Lei da Anistia agora, para usar uma metáfora futebolística como bem gosta o Presidente Lula, é mudar as regras do jogo nos vestiários durante o intervalo. É achar que apenas os agentes do Estado cometeram crimes, que os militantes de esquerda eram apenas idealistas lutando por uma causa. É uma pra mim, um pra mim, um pra tu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário