quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os escritos secretos – Sebastian Barry


Os escritos secretos é o sexto romance, de um total de sete, do irlandês Sebastian Barry, mas o primeiro lançado no Brasil. Com esse romance, escrito em 2008, Barry foi agraciado com o Costa Book Prize, um dos mais prestigiados prêmios literários do Reino Unido.  Nascido em Dublin em 1955, Barry começou sua carreira em 1988 escrevendo poesia, logo depois se dedicou ao teatro, no entanto a sua escrita de ficção terminou por sobrepor-se aos seus trabalhos anteriores, sendo considerado um dos melhores escritores irlandeses da atualidade.
A personagem central do romance é Roseanne McNulty, uma senhora de quase cem anos que a 60 anos vive numa instituição psiquiátrica que está prestes a ser fechado e demolido. O médico da instituição, doutor Greene, tem que decidir quais pacientes serão transferidos para outro hospital e quais retornarão ao convívio social. Para isso, se faz necessário avaliar o histórico de todos os pacientes. O problema é que a documentação da paciente Roseanne foram destruídos pelo tempo, exigindo do médico uma reconstituição do seu passado através de testemunhos.
Disposta a não deixar sua história ser esquecida, Roseanne começa a escrever um diário com a sua versão dos fatos. Ao mesmo tempo, o psiquiatra começa fazer o seu relato dos fatos a partir dos testemunhos e dos poucos documentos que restaram sobre a velha senhora. Toda a história (e suas contradições) é contada através de duas narrativas paralelas. O livro tem um começo sonolento, tendo o autor demonstrado pouca habilidade na condução do romance. No entanto, a partir da segunda terça parte do livro, Barry consegue prender a atenção do leitor, despertando a curiosidade sobre a incógnita que é o passado de Roseanne. Um bom livro...     

Nenhum comentário:

Postar um comentário