segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cinema nacional: Cafundó


João de Camargo (1858-1942) nasceu escravo em Sorocaba, interior de São Paulo. Libertado pela Lei Áurea (1888), foi soldado, cozinheiro, trabalhador de olarias e lavouras. Reza a lenda que, em 1906, teve uma visão que o curou do alcoolismo e o fez iniciar o projeto de criar a sua igreja no mesmo local da visão. Com fama de milagreiro, foi preso diversas vezes por curandeirismo.
A produção de Paulo Betti e Clóvis Bueno, de 2005, tendo como centro narrativo a figura de João de Camargo (Lázaro Ramos), enfoca o sincretismo religioso, uma vez que o milagreiro teve influências das religiões africanas (através da sua mãe), do catolicismo (através da sua sinhazinha Ana Teresa Camargo e do padre João Soares do Amaral) e ainda buscou beber na fonte do espiritismo. João tem como grande parceiro o também ex-escravo Cirino (Leandro Firmino), que o acompanha na fundação da sua igreja.
Após ser libertado por ter participado da guerra, João passa a viver de trapaças, ao lado dos também ex-escravos Cirino, Levinda (Valéria Monã) e Teodoro (Ronald Pinheiros). Posteriormente, passam a trabalhar sempre em trabalhos pesados. João conhece Rosário (Leona Cavalli), uma moça misteriosa que vem a ser sua esposa. Após cinco anos de casamento, se separam após João flagrar Rosário com outro. Começa a reviravolta na vida do protagonista. Bêbado, tem uma visão que o tira do vício e o impele a fundar sua igreja.
Com o tempo, João passar a ser visto pelos negros como santo, pela igreja e pelos brancos como charlatão. Isso o leva algumas vezes à prisão. A mensagem do filme é que quando a religião nos faz bem e nos restaura, como no caso de João, devemos continuar no caminho que nos propomos a seguir ou que as circunstâncias nos obriga, como é o caso do nosso protagonista. Um bom filme.    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário