sexta-feira, 22 de abril de 2011

A ilha sob o mar

Além da narrativa envolvente, essa obra se destaca pelo panorama histórico construído com maestria pela autora. Não era para esperar algo diferente quando se trata da escritora chilena Isabel Allende. O enredo começa no Haiti de 1770, cujo regime de segregação racial era dos mais brutais, onde os negros, trazidos da Guiné ou de regiões circunvizinhas, eram submetidos a torturas inimagináveis. Esse não é o ponto principal da obra, mas gera um forte efeito no leitor, mostrando o escravo como propriedade do branco, sendo explorado até a morte por exaustão. O romance também tem o seu lado filosófico nas conversas entre o médico da família Valmorain, Parmentier, e seus clientes, onde são discutidos temas como a escravidão e a superioridade branca.

A personagem principal é Zarité, cuja história é narrada em dois planos, pela autora e, em primeira pessoa, pela própria personagem. É com habilidade que Isabel Allende faz da protagonista o ponto de partida para contar a história de outros personagens: o escravo Gambo, por quem foi apaixonada; o médico Parmentier, com suas discussões filosóficas; a curandeira Tanto Rose, que impressionava o Parmentier com a sua capacidade de curar doenças; Toulouse Valmorain, seu dono, que ora surge como um homem cruel, ora como um homem de bom coração,mas que nunca deixou de provocar medo e repulsa à escrava.

Isabel Allende consegue transportar o leitor para o universo miserável em que viviam os escravos no Haiti, expondo o painel bastante amplo de todo esse universo de negros, brancos, colonizadores e colonizados na ilha chamada Haiti, que no século XVIII poderia ser considerada uma filial do inferno para todos que ali viviam, não apenas para os negros. “Dance, dance, Zarité, porque escravo que dança é livre... enquanto dança.” Vale a pena ler...

Um comentário:

  1. senhor alexandre, novamente sua fã.
    espero ansiosa por um novo texto seu.
    q o senhor não tenha se irritado pela critica q fiz, não foi por mal.

    ResponderExcluir