quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cala a boca, Magda!

O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) faria melhor pela sua causa se permanecesse calado. É o maior aliado dos seus adversários. Se você quer arregimentar adeptos para a sua causa, peça para o Bolsonaro combatê-la. Desconfio que a sua língua funciona mais que o seu cérebro. O episódio com Preta Gil demonstra isso. Ele fala sem pensar (se bem que também desconfio que ele tem essa capacidade limitada). Se já não bastasse a besteira dita, o deputado tentou se justificar dizendo outra besteira. Assumiu que é homofóbico, mas não racista. Grosso modo, podemos comparar a frase do Bolsonaro a de Paulo Maluf, que anos atrás falou “estuprem, mas não matem”. Como se estuprar ou ser homofóbico fosse um mal menor do que matar ou ser racista.

A Bolsonaro falta preparo intelectual, estudo, talento, tolerância e espírito democrático. Às vezes pode até está com a razão, mas a forma e os argumentos utilizados para expor essas idéias não o ajudam. Tenho minhas ressalvas a PL 122. Mas é necessário discuti-la. Se algum setor da sociedade achou necessário criar uma lei para protegê-lo, é por que o problema existe. Se não houvesse racismo, não haveria necessidade de uma lei anti-racismo. Se não houvesse violência contra crianças e idosos, não haveria necessidade de lei que os protegessem. O preconceito contra o homossexual é inegável. O episódio envolvendo o atleta do Vôlei Futuro é só o mais recente. Outros fatos aconteceram e outros acontecerão. O Brasil é um país onde impera a hipocrisia coletiva. Todos adotam uma retórica liberal e uma prática conservadora. O brasileiro é um liberal para turista ver.

Mas há exageros por parte dos politicamente corretos. Um exemplo é o material didático que o MEC preparou para distribuir nas escolas. Não tenho a intenção de discutir se o que esta lá acontece ou não nos lares brasileiros. Quero discutir a pertinência de distribuí-lo em escolas públicas. O Estado, compreendido como “público”, não deve tratar de assuntos que afetam a “moral privada”. Isso é papel da família. Muito menos com uma linguagem militante! Quer discutir tolerância em sala de aula? Discuta o artigo 5º da constituição em detalhes, que trata de quase tudo o que devemos saber sobre tolerância e combate ao preconceito. O único mérito de Bolsonaro é trazer a discussão sobre o tema. Só não precisa ser através de estultices e grosserias. Cala a boca, Bolsonaro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário