segunda-feira, 29 de março de 2010

O pré-sal e os royalties

Eu comparo a briga dos estados produtores de petróleo pelos royalties do pré-sal a disputa dos filhos pela herança ainda com o pai vivo. Os royalties equivalem a 10% de toda a produção que as empresas petrolíferas repassam pra estados e municípios produtores e a União. A gritaria se deve a emenda de autoria do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) que muda completamente a divisão dos royalties do petróleo entre os estados, os municípios e a União. De acordo com a emenda, todos os estados da federação ficariam com 30% dos royalties, outros 30% com todos os municípios e a União com 40%. Hoje, os estados produtores (Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo) ficam com 22,5% dos royalties, os municípios produtores com 30% e a União com 47,5%.
O Rio de Janeiro perderia, por ano, cerca de R$ 7 bilhões, o equivalente a 20% do seu orçamento. Não podemos duvidar que a perda é significativa. Mas as jazidas do pré-sal ainda são, em grande parte, uma hipótese. Daí ser uma briga pela herança com o pai ainda vivo. Nada foi encontrado ainda na maioria das jazidas!! Estima-se que se possam extrair das jazidas do pré-sal mais de 80 bilhões de barris (seis vezes a produção brasileira atual). Vejam bem: estima-se! Claro que as possibilidades são grandes. A fase atual deveria ser a de debates de como se daria essa partilha. O problema é que a emenda Ibsen em nada contribuiu para iniciar o debate. Ao contrário, enterrou qualquer possibilidade de debate antes mesmo desse acontecer.
Outro fator a ser observado é a emoção colocada pelos que defendem os estados produtores. Nunca vi o governador Sérgio Cabral chorar tanto. É isso mesmo, até choro teve. Achou pouco? Em passeatas e em cima de palanques apareceram de mãos dadas o ecoxiita e ministro Carlos Minc, o ecochato Fernando Gabeira, o enroladíssimo casal Garotinho (sem greve de fome) e até a Xuxa (sem os baixinhos, pois aí já seria demais). Vestiram o Cristo Redentor com uma faixa de protesto!! Vocês podem não acreditar, mas até minuto de silêncio foi feito no Maracanã. Quem morreu? Os royalties? O petróleo? Onde dinheiro for e não fizer, ninguém mais faz...

Um comentário:

  1. Cabral chorou pq realmente está preocupado com o Rio. Ele é simples, sensível e espontÂneo e é isso que causa inveja em vcs.

    ResponderExcluir