domingo, 5 de fevereiro de 2017

O Cristo recrucificado – Nikos Kazantizakis

“Existe apenas uma mulher no mundo. Uma mulher, com muitas faces”.
Nikos Kazantizakis (1883 – 1957) é considerado o maior escritor e filósofo grego do século XX. Nascido na ilha de Creta, na época sob domínio turco, escreveu, além de romances, relatos de viagem, ensaios filosóficos, poemas e peças de teatro. Seus romances tratam de temas universais como o amor, a solidão, o pecado, a violência e a hipocrisia. Tornou-se mundialmente conhecido em 1964 quando teve um dos seus romances, Zorba, o Grego, adaptado para o cinema. Kazantizakis viveu a maior parte da sua vida fora da Grécia, falecendo em 1957, na Alemanha.
“As portas do céu e do inferno são adjacentes e idênticas”.
Em O Cristo recrucificado, publicado em 1948, a história se passa numa pequena aldeia da Anatólia, Licóvrissi, onde o Conselho Paroquial tem como tradição, a cada sete anos, na época da Páscoa, escolher os moradores que encenarão a Paixão de Cristo. Manolius, um pacato pastor é escolhido para representar Jesus; seus amigos Michelis e Costantis serão os apóstolos João e Tiago; Panayotes, um aldeão irascível, será Judas; Ladas, um proprietário de terras avarento e invejoso será Caifáz; e uma viúva alegra da aldeia será Madalena. O critério para a escolha era não apenas a semelhança física, mas também o comportamento moral do escolhido.
“Um homem precisa de um pouco de loucura. Ou então nunca conseguirá quebrar as regras e ser livre”.

Nessa época, chega à aldeia um grupo de refugiados vindo de uma aldeia vizinha que fugia dos turcos que haviam saqueado sua cidade. Influenciados pelo pároco da aldeia, todos se recusam a receber e ajudar seus semelhantes, com exceção de Manolius, o “Cristo”.  No conflito entre os que tem, os habitantes de Licóvrissi; e os que não tem, os refugiados que, ao serem rechaçados se abrigam nas cavernas al redor da aldeia; fica Manolius, que é morto no embate, dando sua vida em sacrifício como um cordeiro. É a Paixão de Cristo tonando-se realidade...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário