quarta-feira, 27 de julho de 2016

Giovanni – James Baldwin

“Com o fim da inocência, será também o fim da culpa.”
Nascido em Nova York em 1924, James Baldwin é considerado o maior escritor negro americano e o primeiro a dizer aos brancos, com clareza, o que os negros realmente pensavam e sentiam. Negro e homossexual, Baldwin usou essas duas bandeiras com combustível para os seus livros. Mas não era fácil ser gay e negro numa sociedade dividida pela cor, onde os negros ainda lutavam por direitos elementares. Desiludido, Baldwin se mudou para Paris no final dos anos 60, onde morreu em 1987, aos 63 anos.  Giovanni, publicado em 1956, é o seu segundo romance.
"Giovanni me encarou e isso me fez sentir que ninguém, em toda a minha vida anterior, havia olhado diretamente para mim...”.
David, o narrador, é um jovem americano problemático que vai para Paris para tentar se encontrar e faz, na Cidade Luz, o que todo jovem faz quando sai da casa dos pais para se encontrar: nada. Sempre acompanhado da namorada Hella e de amigos, David vive uma vida boêmia e sem rumo definido. Numa ida de Helle para a Espanha para também tentar se encontrar, David conhece Giovanni, um belo jovem de passado complicado com quem se envolve apaixonadamente.
“Era uma satisfação integral, completa e horrível. Eu sabia que nada podia fazer para sustar a excitação feroz que explodira dentro de mim como uma tempestade...”.
A partir daí, David vai viver um dilema. O amor por um homem desperta nele um duelo interno que se torna quase insuportável quando está na cama com Giovanni. Tesão e nojo, prazer e tristeza, amor e ódio se misturam ao mesmo tempo em que suas pernas se entrelaçam, seus lábios se tocam e suas salivas se misturam. Os conflitos internos de David não impede o casal de viver um tórrido caso de amor, levando-os a dividir o mesmo apartamento.  A volta de Hella à Paris fará com que o casal se separe e o drama de consciência de David aumente.
“Foi assim que conheci Giovanni. Acho que ficamos presos um ao outro no momento em que nos vimos”.
Embora tivesse no conflito racial um núcleo temático importante na sua carreira, Baldwin procurou não restringir o seu foco apenas nessa questão. No caso de Giovanni, não há um só personagem negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário