quarta-feira, 4 de maio de 2016

O escaravelho de ouro & outras histórias – Edgar Allan Poe

Mestre do conto de horror e referência para inúmeros escritores do gênero, Edgar Allan Poe nasceu em 1809 e morreu 40 anos depois de forma tão misteriosa quanto seus escritos. Essa edição da L&PM, O escaravelho de ouro & outras histórias, trás treze contos do escritor norte-americano, entre eles dois clássicos: O escaravelho de ouro, que dá nome ao livro, e O mistério de Marie Rogêt, publicado originalmente em 1842.
O escaravelho de ouro, publicado originalmente em 1843, não chega a ser um conto de terror, está mais de história de caça ao tesouro, mas mostra a genialidade de Poe em criar mensagens criptografadas. Legrand, seu criado e um narrador sem nome encontram uma nova espécie de inseto, um escaravelho dourado, que os levará, à medida que forem decifrando uma mensagem-enigma, à um tesouro escondido.
O mistério de Marie Rogêt, de 1842, também não é um conto de terror, mas uma história de detetive. Marie, que era filha de uma viúva dona de uma pensão, desapareceu misteriosamente aos 22 anos e seu corpo é encontrado boiando no rio. Sem acesso ao corpo, o detetive Dupin investiga o crime apenas com base nos fatos e nos jornais da cidade. A primeira suspeita recai sobre o noivo de Marie, que termina cometendo o suicídio. baseado num episódio verídico, esse conto de Poe não elucida o crime de forma definitiva, deixando as conclusões apenas no campo da suposição.
Manuscrito encontrado numa garrafa, de 1833, é um conto cercado de mistérios. Um narrador anônimo conta a terrível experiência quando seu navio é apanhado por uma tempestade e, a deriva, entra num místico redemoinho e encontra uma misteriosa embarcação cuja tripulação parece ser de outro mundo.  Vale a pena ler os outros dez contos dessa coletânea, não irão faltar mistério, tensão, horror e uma infindável rede de códigos a serem decifrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário