domingo, 22 de maio de 2016

Emboscada no Forte Bragg – Tom Wolfe

O jornalista norte-americano Tom Wolfe é um dos fundadores do New Jounalism (Novo jornalismo), gênero jornalístico surgido na imprensa dos Estados Unidos nos anos 60, que tem como característica misturar a narrativa jornalística com a literária, construindo uma reportagem com linguagem ficcional. Na mesma época, outros escritores adotaram esse mesmo tipo de narrativa, como Gay Palese, Truman Capote e Norman Mailer, dando origem a um novo gênero literário.
Publicado no Brasil pela primeira vez em 1998 pela Editora Rocco, Emboscada no Forte Bragg começou a sair em capítulos na revista Rolling Stone a partir de dezembro de 1996 e toda a história gira em torno do assassinato Randy Valentine, um soldado gay de um pelotão de choque do exército dos EUA, morto por colegas de farda, ao que tudo indica, pelo único motivo de ser homossexual. Tem como personagens principais, além dos três prováveis assassinos, o produtor de TV Irv Durtscher, e a apresentadora de um famoso programa, Mary Cary.  
Mas o objetivo de Wolfe não é mostrar a homofobia dentro do exército americano, e sim o processo de construção da notícia, o direcionamento de imagens e depoimentos de forma que atenda aos interesses e objetivos de quem está fazendo a matéria, e não a verdade dos fatos. Wolfe chama a atenção sobre a postura de jornalistas que desconhecem a fronteira entre a verdade e a mentira, entre a transparência e a manipulação jornalística.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário