domingo, 20 de março de 2016

Sangue quente: contos com alguma raiva – Cláudia Tajes

Nono livro da Gaúcha Cláudia Tajes, publicado em 2013, Sangue quente contém 22 contos curtos divididos em duas partes: Raiva do mundo e Raiva específica: TPM. Como é de praxe em suas histórias, Cláudia mostra o quanto há de grave e sério nas coisas engraçadas. Ou seria o contrário: graça nas coisas graves e sérias? Tanto faz! Quem ler vai rir do mesmo jeito.  Do fim de relacionamentos à problemas de família, da qualidade (ruim) do serviço de uma empresa telefônica às dificuldades de gerenciar um negócio, Claudia Tajes passeia sobre vários temas com a hilaridade que lhe é peculiar.
Chamo a atenção para o conto Marido, na segunda parte do livro. O sujeito chega do trabalho reclamando de tudo. Nada que a esposa professora (“40 horas semanais, vida ganha, que inveja dessa moleza”) faça o deixa satisfeito. Depois de muita reclamação, um suspiro da mulher e leva-o ao desabafo: “ Mas que azedume, hein? Quando é que termina essa TPM?”. Ainda na segunda parte, em Sem amor em tempos de cólera, Cláudia nos mostra as agruras de uma solteira numa sociedade onde todos tem que ter um par.
Na primeira parte, logo no primeiro conto, Cláudia aborda a solidão feminina em Cyberlove, desembocando numa sala de bate papo virtual onde um sujeito escreve “lejítimo”, com J. mas servia mesmo assim. O conto Tendências para a cama fala sobre os namorados de Alice: o sensível, o feminista, o metrossexual. Leiam... e riam muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário