quarta-feira, 8 de maio de 2013

Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira & Seymour, uma apresentação – J.D. Salinger


Para muitos, a obra de J.D. Salinger resume-se ao O apanhador no campo de centeio, considerado um dos melhores romances da língua inglesa e seu personagem, Holden Caulfield, tornou-se um ícone da rebelião adolescente nos anos 80. Mas a obra desse escritor, paranoicamente recluso e avesso à imprensa e à qualquer forma de divulgação da sua figura é muito mais do que isso. Quem ler Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira & Seymour, uma apresentação, duas novelas escritas em 1963, doze anos após o estrondoso sucesso da sua principal obra, percebe que Salinger não é escritor de uma obra só.  
Na primeira novela, Buddy conta, num ritmo agitado e de forma divertida e de leitura rápida, o dia do casamento do seu irmão, Seymour, por quem tem uma verdadeira adoração. A escrita dessa novela é bem parecida com a de O apanhador... Membros de uma família de astros, pois na infância todos os irmãos participaram de um programa de perguntas e respostas, Buddy tenta encontrar respostas para as paranoias do irmão, que se mataria alguns anos depois, aos 31 anos.
Todo o fascínio pelo irmão é externado na segunda novela, Seymour, uma apresentação, quando Buddy fala dos 184 poemas que o irmão deixou ao se matar aos 31 anos, sem, no entanto, descrever nenhum. Na época em que fala do irmão, Buddy é um professor de inglês de 41 anos, dois anos mais novo do que Seymour. Para Buddy, o irmão era um poeta visionário. E o próprio nome do personagem (pronuncia-se, em inglês, “see more” = ver mais) nos remete à vidente ou visionário. Leiam!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário