sábado, 2 de junho de 2012

Wagner “Russo” Moura


 Essa semana a MTV resolveu promover um tributo à Legião Urbana, em São Paulo e transmitido ao vivo. A emissora juntou no palco dois colegas de banda de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, e alguns músicos de apoio. A parte de dissonante foi Wagner Moura no lugar do próprio Renato. Seria como colocar Renato Aragão para interpretar o capitão Nascimento. Apesar da dedicação e da performance do ator, que correu pelo palco, chorou, deitou, se jogou no chão, pulou e requebrou, incorporando os tremeliques de Renato, algo não se encaixou. Era apenas um fã tentando homenagear um ídolo.
Para os fãs foi uma homenagem belíssima. Não querendo ser estraga prazeres, mesmo sendo fã da banda, mas a coisa me pareceu mesmo uma tentativa (bem sucedida) de gerar dinheiro e audiência para a televisão. Agora lança-se um CD e um DVD e põe no mercado. Eu compro! Mesmo achando que a participação de Moura, apesar da coragem em interpretar um ídolo no palco e os esforços para agradar a plateia, tenha sido sofrível.
O DJ Zé Pedro, corrobora o que a banda The Smiths dizia que “o que se perdeu não volta jamais”. Vão-se para sempre as possibilidades de uma apresentação ao vivo. É verdade! E acredito que a magia, o charme do mito (Renato russo, Cazuza, Raul) está no fato de que não iremos nunca mais vê-los no palco. E qualquer tentativa de remake “homenageatório” soará como uma pirataria post mortem. Zé Pedro ainda ressalta que vivemos uma “fase do karaokê”, onde Zélia Duncan encarna Rita Lee, Maria Rita clona Elis Regina e Wagner Moura tenta incorporar Renato Russo. Se vivo fosse, Renato iria interpretar O capitão Nascimento, só de raiva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário