quarta-feira, 25 de abril de 2012

O clube dos 30


Hoje eles já são senhores na casa dos 50. Mas marcaram época ao transformarem-se nos porta-vozes de uma geração que queria ser ouvida e ouvir. Era uma geração que não queria apenas ouvir Roberto Carlos, Gonzaguinha, Amelinha e Zizi Possi. Queria ouvi-los também. Mas só eles não bastavam. Esse ano Barão Vermelho, Kid Abelha, Titãs, Blitz e Paralamas do sucesso comemoram 30 anos do chamado “Rock dos anos 80”. Claro que o movimento é bem mais abrangente, envolve muitos outros bons artistas. Mas o ano de 1982 marca, de alguma forma, essas cinco bandas.
Foi em 1982 que o Barão Vermelho e a Blitz lançaram seus primeiros discos (não havia CD ainda), “Barão Vermelho” e “As aventuras da Blitz”, respectivamente. A Blitz estourou com o hit “Você não soube me amar”. Foi também nesse ano que Paralamas, Kid Abelha e Titãs fizeram seus primeiros shows. Correndo por fora, Eduardo Dussek, cantor revelado na MPB, lançou, também em 1982, o disco de rock “Cantando no Banheiro”, que reuniu o novato Léo Jaime e João pensa & Seus miquinhos Amestrados.
Entre os cantores individuais, Lulu Santos lançou, em 1982, seu primeiro LP solo, “Tempos modernos”, mas avisa que está fora “do barco das celebrações balzaquianas”. Lobão (ex-baterista da blitz), no mesmo anos, lança “Cena de cinema”, seu primeiro LP solo, mas diz que está concentrado na composição de um novo disco (“passado é passado”). Lembro que tinha 13 ou 14 anos quando comecei a ouvir uma banda chamada “Heróis da resistência”, liderada por Leoni, ex-Kid Abelha. Foi a partir dela que comecei a ouvir outras bandas desse movimento. Quem tem mais de 40 sabe do que estou falando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário